Cachoeira de Vera Cruz

Venha desfrutar da natureza!

Conheça as cachoeiras de Vera Cruz.

Cachoeira de Vera Cruz

1/4

Embora existam várias cachoeiras na região de Vera Cruz, esta leva o nome do lugar.

Nesta cachoeira o Rio Santana forma uma queda d’água imponente e volumosa.

O local possui um grande poço, com partes rasas e fundas, muitas pedras e uma “prainha” onde é possível relaxar na sombra ou curtir o sol.

Por ser bem conhecida, costuma receber muitos visitantes, principalmente nos finais de semana e feriados.

No entorno, a cerca de 1,5 km antes da cachoeira, na estrada de acesso, existe um bar/lanchonete com banheiros.

Como chegar: À partir da praça do bairro Javary, siga até Fragoso. Desça como se estivesse indo para a Ponte Eng. Paulo de Frontin, mas assim que acabar o asfalto no final da descida, siga por cerca de 2 km até chegar a uma ponte estreita à direita da estrada, antes da Paulo de Frontin. Cruze essa ponte estreita e siga a estrada por outros 2 km e você chegará à entrada da cachoeira.

Veja aqui o Mapa.

Estacionamento: Não possui. A estrada é estreita em boa parte de sua extensão, permitindo a passagem de apenas um carro por vez.

Acesso: À partir da estrada há uma descida breve, porém um pouco íngreme, com pedras e areia, o que exige atenção e um pouco de esforço. Por isso, não é recomendado para pessoas com problemas de mobilidade.

Cachoeira do Canal - Usina

1/4

Bela cachoeira formada pelo Rio Santana, com quedas d'água e um poço grande.

Possui pedras quase planas e uma região com grama para relaxar, no sol e na sombra. Um pouco acima da queda há mais um espaço com pedras e uma "prainha". É possível ver o canal elevado que servia à antiga usina hidrelétrica de Vera Cruz. Pela distância e por ser ainda pouco conhecida, costuma estar vazia.

Recentemente ganhou uma melhora no espaço do entorno, que agora é cercado com pneus, e também possui um chuveiro e um bar/lanchonete logo ao lado. Como fica um pouco afastada, talvez nem sempre o estabelecimento esteja aberto, então é sempre bom levar comida e água por precaução.

Como chegar: À partir da praça do bairro Javary, siga até a Ponte Eng. Paulo de Frontin. Depois dela, continue pela Estrada da Piedade por cerca de 3,6 km. Vire à esquerda logo antes da ponte para acessar a estrada que leva à antiga usina hidrelétrica de Vera Cruz. A estrada é de terra e um pouco estreita. Possui alguns trechos com pedras e valetas, mas qualquer carro passa. Continue por cerca de 2 km. Não há muitos locais para estacionar no entorno.

Mapa

Acesso: A cachoeira fica ao lado da estrada, não é necessário fazer trilha nem descer encostas para acessar.

Queda do Roncador

1/4

Uma das mais belas cachoeiras da região de Vera Cruz. E também a mais afastadas ao longo da bacia do Rio Santana.

Possui uma parte rasa, quase uma “prainha”, e também uma parte mais profunda para quem quiser nadar, além de várias quedas d'água. Há algumas pedras para se sentar e relaxar no sol ou na sombra. Pela distância, costuma ser pouco frequentada. Sem comércio ou banheiros por perto.

Como chegar: À partir da praça do bairro Javary, siga até a Ponte Eng. Paulo de Frontin pela Estrada da Piedade por pouco mais de 7 km. A estrada é de terra batida e bastante sinuosa. Um pouco depois de virar à esquerda em uma ponte larga, haverá uma pequena placa indicando a entrada da cachoeira. A estrada nesse ponto é ampla, com espaço para estacionar.

Mapa

À partir da estrada há uma descida breve, porém com muitas pedras que exigem atenção e um pouco de esforço. Por isso, não é recomendado para pessoas com problemas de mobilidade.

Cachoeira do Poção

1/4

Certamente a mais conhecida e mais frequentada de todas as cachoeiras de Vera Cruz. Aqui o Rio Santana se divide em várias quedas d’água, riachos e piscinas. Como o nome sugere, há um poção raso e amplo. O espaço e o acesso são bem completos, com bastante área gramada, pedras, pontes, bares e espaço para circulação. Por isso, costuma ter muitos frequentadores.

No local existem bares que servem porções e bebidas, com estrutura de chuveiro, mesas e cadeiras.

Como chegar: A partir da praça do bairro Javary, siga até a Ponte Eng. Paulo de Frontin. Depois dela, continue pela Estrada da Piedade por mais 200 metros e vire na primeira direita, cruzando uma pequena ponte. Siga esta rua por mais 1,5 km e você chegará ao acesso para a cachoeira. Dependendo do horário é possível encontrar vagas na própria rua, mas tenha atenção para não impedir a manobra de ônibus e caminhões que passam por ali. O ideal é parar no estacionamento pago que fica poucos metros à frente.

Mapa

Acesso: Para acessar a cachoeira é preciso descer alguns lances de escadas. São bem construídas e não exigem esforço além do normal.